Todo mundo já viu pessoas com necessidades especiais, não viram?
Viram sim, mas fingem que não veem...por desrrespeito, por repugnação, por medo de se ver assim, ou talvez por antos motivos que eu nem poderia expressá-los aqui, afinal a mente humana é tão individual com tantas visões á respeito do mesmo assunto...
Então vou falar dos exemplos do nosso cotidiano:
Quantos de nós já cruzamos com cadeirantes pelas ruas, pessoas com bengalas, e dificuldades montoras e psiquicas de toda a espécie, e o mais interessante...quantos aqui já ajudaram um cego a atravessar uma avenida ou dar sinal ao onibus para ele? QUEM já cedeu o seu lugar para um idoso se sentar? Quem???
O que vejo são as pessoas passarem por essas pessoas com necessidades especiais, e virarem o rosto em outra direção, fazendo de conta que não estão vendo...
Vejo a dificuldade de pessoas cegas, mas não vejo pessoas de verdade, ajundo-os a atravessar a rua, afinal é o corre-corre da vida que os impede de ajudar ao próximo não é?
E dentro do onibus ou do metrô ?
Ah! Aí é o Cúmulo dos "DESAPERCEBIDOS", apesar de terem por lei, assentos PREFERÊNCIAIS, conquistados por Representantes de Pessoas com Necessidades Especiais, que durou anos de luta em Juizados para hoje, SER DIREITO ADQUIRIDO POR ELES, mesmo assim eu tive a Infelicidade de ver esses assentos serem OCUPADOS por pessoas normais, e que não saíram mesmo vendo a dificuldade da gravida, do idoso, dos bebes de colo, ou dos paraplégicos. E já ouvi indecências do tipo: Porque que não ficam em suas casas ao invéz de vir lotar e tirar o lugar de trabalhadores cansados...
TRABALHADORES CANSADOS... mas perfeitos.
E não foram poucas as vezes que eu via os passageiros fingirem que dormiam só para não ceder o assento...Mas entre tantas Humilhações a maior que vi e ouvi, foi quando o motorista parou para um cadeirante embarcar e enquanto a cobradora o embarcava pelo elevador de cadeirantes, duas passageiras jovens e de uma Multinacional, falaram alto e claro, agora por causa desse aleijado vamos chegar atrasadas no serviço hoje?! Vocês devem imaginar o que sentiu o Cadeirante não é?
Mas o mais comovente de todos foi o Cadeirante, que ficou por duas horas indo e voltando de ponto final a ponto final, dentro do mesmo onibus, porque o motorista se recusava a ajudá-lo pegando-o no colo para colocá-lo num assento com segurança, até que a polícia no final apreceu e resolveu o problema depois de mais de duas horas. E se você é do tipo que acha que todo Cadeirante é bandido, ou Vítima de Acidentes de Transito, engano seu..esse era mecânico e trabalhador, pai de família, muitos já nascem com a deficiência ou adquirem por motivos de saúde variados e muitos já nascem assim...
De uma cois vocês podem ter CERTEZA eles fariam de tudo para ter o que você tem (saúde) e nem sequer da valor...
Falei muito dos Cadeirantes, mas todos que tem Necessidades Especiais sofrem com o PRECONCEITO da População em Geral. Porém quero dizer á todos que eles já SÃO VITORIOSOS!!! Só por suportarem suas dificuldades todos os dias e irem atráz de seus objetivos, mesmo enfrentando PRECONCEITOS DESCASOS!!!
Enquanto no corre-corre da vida diária de pessoas normais, não sobram tempo nem para ver os necessitados e nem para imaginar que um dia talvez ESTEJA ASSIM COMO ELES, muito menos para pensar que um deles poderia ser SEU PAI, SUA MÃE OU UM ENTE QUERIDO.
Mas no Ciclo da Vida, enquantos muitos morrem, muitos também nascem...
Afinal ... a vida é mesmo uma RODA GIGANTE, hoje estamos cima e amanhã poderemos estar lá em cima embaixoooo...
De uma coisa eu tenho certeza, se para você é difícil a vida que essas pessoas com limites passam, imaginem para elas? Deixe de tanta Indiferença..somos todos iguais, e todos iremos ter o mesmo fim, e nossos sangue são tão vermelhos quanto os deles...
Desde criança minha mãe me ensinou a dar respeito, valor e preferência para essas pessoas especiais.
Não temos nenhum portador de deficiências em minha família, nem muito menos esperei ficar doente para perceber que deveria AJUDAR UM CEGO A ATRAVESSAR UMA AVENIDA, PERGUNTAR PARA ONDE ELE PRECISAVA IR, MESMO SEM SABER A LINGUA DOS SINAIS, NUNCA DEIXEI DE DAR UMA INFORMAÇÃO AOS SURDOS E MUDOS, pelo contrário, foram várias as vezes, que pedi bem alto dentro do onibus que cedessem os assentos para os preferenciais e na falta de lugares, cedessem os de passageiros normais e mais jovens, ou caso contrário, segundo a Lei ninguém seguiria viagem por colocar a vida deles em risco.
Não seja tão insigificante a ponto de pensar somente em si próprio, se olhar ao seu redor encontrar´pessoas que precisam e merecem do seu respeito e ajuda.
SE QUEREM MUDAR O MUNDO...COMECE MUDANDO A SI PRÓPRIO. NÃO FAÇA O MAL AOS OUTROS, SE QUISER QUE NÃO FAÇAM MAL A VOCÊ...e deixe de correr tanto na vida, da vida a gente só levará o sentimento que estiver em nossos corações...MELHOR QUE SEJAM SENTIMENTOS BONS E AMOR AO PRÓXIMO!!!
NUNCA É TARDE DEMAIS PARA MUDAR E NEM CEDO DEMAIS PARA RECOMEÇAR...






Nenhum comentário:
Postar um comentário